Xbox Series X vs. PS5
Um duelo de titãs, sem dúvida. Dois gigantes que revolucionaram o mercado de consoles e videogames competindo dia após dia para determinar qual é o melhor. De um lado do ringue, o cobiçado Microsoft Xbox Series X e do outro, a estrela da Sony, o PlayStation 5.
Lançados em novembro de 2020, eles representam a última geração no universo gamer, com gráficos de alta resolução, tempos de carregamento rápidos e uma experiência de jogo incrível. O dilema de todos se resume a uma única pergunta: qual comprar e por quê?
Quanto ao design, é uma característica muito subjetiva para inclinar a balança para uma ou outra opção. Além de um console ter linhas futuristas, robustas e de cor branca com detalhes em preto e o outro se destacar por seu aspecto minimalista todo preto, ambos podem ser usados na vertical e contam com versões digitais e com leitor de discos.
Especificações técnicas
Em relação ao desempenho e potência, tanto o PlayStation 5 quanto o Xbox Series X são bastante semelhantes. Ambos os consoles possuem um processador de oito núcleos AMD Zen 2 com 16 GB de memória RAM. Embora, nos detalhes dos números, o Xbox seja ligeiramente mais rápido, os tempos de carregamento favorecem a quinta geração do produto desenvolvido pela Sony Computer Entertainment.
Nesta comparação de modelos, ambos os consoles são compatíveis com resoluções de até 8K, embora atualmente apenas um jogo do PS5 suporte essa resolução. A maioria dos jogos é desenvolvida em 4K.
Um ponto que favorece a invenção da Microsoft é o armazenamento. Seus 1024 GB SSD ou 1 TB de memória interna superam os 825 GB do SSD do PS5. De qualquer maneira, ambos os fabricantes permitem conectar discos externos via USB, o que não deve ser um problema se a capacidade se esgotar.
Resfriamento dos dispositivos
Com horas e horas de jogo ininterruptas, é muito importante considerar o sistema de refrigeração com o qual o aparelho conta, pois isso evitará problemas para o usuário.
O Xbox Series X tem um sistema de refrigeração tradicional baseado em um design monolítico no qual o ar entra por baixo e sai por cima. Seu ventilador é único e silencioso.
Por outro lado, o PS5 possui um grande dissipador de alumínio e cobre que se divide em seções, com um ventilador que força o ar a entrar pelas grelhas de ventilação e sair por outras dispostas nas laterais do dispositivo, sendo mais eficaz que o de seu concorrente.
Experiência de uso
Controles: O PS5 tem o controle DualSense com muitas funções adicionais que otimizam a experiência de uso, como feedback háptico avançado e gatilhos adaptativos. No entanto, eles têm a reputação histórica de baixa durabilidade do PS.
O joystick do Xbox Series X mantém um design semelhante ao de seus antecessores, embora melhore em ergonomia. O mais notável é que o último console da Microsoft permite usar controles de gerações anteriores, uma grande facilidade para jogar com amigos sem a necessidade de comprar um controle adicional.
Serviços de assinatura: São pagos à parte e seu funcionamento é semelhante às conhecidas plataformas de streaming da atualidade, com suas séries e filmes, só que neste caso são videogames. Xbox tem o Game Pass, como o nome indica, um passe para uma extensa biblioteca de jogos. Ser membro do PlayStation te dará descontos exclusivos, jogos gratuitos e acesso a uma inédita biblioteca de PlayStation original, PS2, PS3 e PS4.
Retrocompatibilidade: o console da Microsoft se destaca por sua compatibilidade com jogos de gerações anteriores do Xbox, enquanto o PS5 é apenas compatível com a maioria dos títulos do PS4.
Jogos
Além das especificações técnicas, ao decidir por um console ou outro, os jogos exclusivos têm um papel muito importante.
O catálogo do PS5 é sedutor para qualquer usuário. “God of War Ragnarok ”, "Marvel's Spider-Man: Miles Morales", "Ratchet & Clank: Rift Apart" e "Gran Turismo 7" são alguns dos títulos mais relevantes deste console. Não se pode esquecer de mencionar a bem-sucedida franquia “Final Fantasy VII Rebirth”.
Por sua vez, o Xbox Series X tem vários jogos envolventes como “Pentiment”, “Grounded”, "Halo Infinite", “State of Decay 3”, "Forza Horizon 5" e "Gears 5", títulos que, sem dúvida, são muito mais apreciados no modo multijogador.
Essa exclusividade de jogos também não é uma questão de vida ou morte. Se você quiser jogar o novo “EA Sports FC 25”, o clássico “Fornite”, viver momentos de tensão com “Call of Duty” ou desafiar suas próprias regras no “Grand Theft Auto V”, não importa qual console você escolha.
Esses dois grandes rivais da indústria de videogames garantirão uma imersão única em várias aventuras com personagens mais nítidos, mundos mais brilhantes e detalhes impossíveis com um autêntico 4K. Tanto o objetivo visual quanto o nível de realismo são surpreendentes, oferecendo uma jogabilidade magnífica.
Preço dos consoles
O PS5 com leitor de discos custa cerca de 500 dólares, enquanto o Xbox Series X tem um valor de mercado em torno de 450 dólares. Apesar de ser um pouco mais caro, os números indicam que até agora o PS5 vendeu quase 30 milhões de unidades a mais que seu rival.
A decisão de qual console escolher, seja o PS5 ou o Xbox Series X, depende das preferências pessoais e necessidades como jogador. Ambas as máquinas, graças ao seu excepcional desempenho gráfico e de processamento, proporcionam uma incrível experiência de jogo que atrai tanto iniciantes quanto gamers profissionais. E você, com qual fica?
Deixe um comentário
Conteúdo Relacionado