Um guia rápido para usar vários monitores
Quantos monitores você costuma usar com seu computador? Embora a maioria dos usuários responda “um”, a realidade é que vários monitores têm muito a oferecer.
Além de poder ser instalado e configurado em segundos, praticamente todos os monitores com uma porta adequada podem ser usados como dois monitores secundários, portanto, expandir nossa experiência com PC nunca esteve tão perto.
É por isso que nesta ocasião apresentamos um guia para que você também possa fazer isso. Além disso, também revisaremos as vantagens de vários monitores e o que precisamos para aproveitá-los ao máximo.
As vantagens de adicionar mais monitores ao seu PC
A dinâmica de trabalho com múltiplos monitores melhora consideravelmente. Ao dividir a informação veiculada nas diferentes mídias disponíveis, é possível formar um método de trabalho muito mais completo e dividir a atenção em vários focos simultaneamente.
Além disso, ao utilizar monitores diferentes, se evitam erros na mistura de informação no ponto principal de atendimento. Esse é um recurso que os streamers utilizam muito, para conseguirem exibir na tela apenas a informação que desejam mostrar. Além de evitar erros de fluência e apresentar um produto final muito melhor editado.
Como conectar dois (ou mais) monitores ao PC
A conexão e configuração de dois monitores é realmente muito simples e rápida. Não há necessidade de explicar a conexão, pois para isso basta conectar um cabo HDMI da porta do PC ou notebook à do monitor. No caso de notebooks, geralmente fica nas laterais, nos desktops, na parte traseira.
Uma vez conectado, você só precisa fazer a configuração. Se você possui Windows 10 ou 11, terá que tocar no assistente, que é o último ícone da barra localizada no canto inferior direito. Deve haver o ícone rápido de “projeto”. Parece um computador com uma TV atrás dele.
Ao abrir, dará uma grande variedade de opções especializadas para configurar Windows, como ajustar as cores e a resolução das telas. Porém, o que mais interessará serão as opções de projeção.
São projeções apenas na segunda tela, ampliando (ou seja, usando duas telas independentes) ou espelhando nossa tela. A opção mais útil é expandir, pois é a única que nos permite utilizar duas telas ao mesmo tempo.
Para trazer algo para essa segunda tela basta arrastar um programa ou aba para o lado direito da tela principal. Ao atingir o limite, ele aparecerá automaticamente no lado esquerdo da área de trabalho da tela secundária.
As vantagens de uma área de trabalho com vários monitores
Ter vários monitores não é apenas uma decisão estética. Embora um desktop com múltiplas telas sem dúvida tenha um visual muito profissional, isso também traz uma série de vantagens.
Dentre elas, a mais óbvia é que podemos acessar mais informação ao mesmo tempo. Ter duas telas nos permite trabalhar com duas abas ao mesmo tempo sem a necessidade de passar de uma para outra. Dessa forma conseguimos estender área de trabalho com o mínimo esforço.
Isso é extremamente útil ao escrever um texto ou criar um arquivo na tela principal e utilizar a segunda para acessar diretamente a informação.
Podemos imaginar isso como ter uma mesa maior para trabalhar: cabem mais coisas e podemos ficar mais confortáveis.
O que preciso para usar dois monitores?
Como usar dois monitores que não sejam do Windows 10? Praticamente qualquer computador permite usar vários monitores. Porém, a quantidade de telas que poderemos utilizar e seu funcionamento dependerá de cada dispositivo.
O limite de telas será determinado pelas portas HDMI que o PC possui. São elas que estabelecem a ligação entre o computador e o monitor através de um cabo com o mesmo nome. A maioria dos computadores desktop possui duas ou três portas HDMI, enquanto os notebooks possuem geralmente duas.
Embora possa ser óbvio mencionar e não esteja diretamente relacionado à configuração de monitores, o cabo HDMI também é essencial para a conexão. É relativamente barato e muito fácil de obter. Qualquer um serve, a única coisa a considerar é o comprimento.
A escolha de um comprimento adequado desses cabos parece ser relevante para garantir uma ligação sem perda de sinal. Optar por cabos muito longos pode resultar em interferência, além de nunca ser confortável passar por tantos cabos.
Por outro lado, se os cabos forem muito curtos, teremos movimentos muito mais limitados entre o PC e o monitor.
O interessante é que um cabo com comprimento inadequado aumenta muito a possibilidade de danos. Se for muito longo podemos tropeçar, se for muito curto podemos derrubar o monitor em um movimento brusco.
Além disso, qualquer monitor com porta HDMI pode ser usado como segunda tela. Na verdade, até mesmo televisores com essa porta podem ser usados como display.
Com o preço dos novos monitores de qualidade, usar uma televisão extra como monitor é uma alternativa que cada vez mais usuários aproveitam.
A influência da RAM em múltiplas telas
Por outro lado, além do cabo, para que o equipamento funcione bem com duas ou mais telas será necessário ter uma boa RAM (e VRAM).
Embora não iremos explicar em detalhes, RAM e VRAM determinam quanta informação o computador pode processar ao mesmo tempo. No caso da RAM são informações gerais, no caso da VRAM estamos falando de informações de vídeo e gráficos.
Ao utilizar mais telas, o computador tem que processar o dobro da imagem, ou triplicar ou quadruplicar se estivermos falando de vários monitores. Por sua vez, ter várias abas ativas ao mesmo tempo também representa um desperdício de capacidade de processamento.
Tudo isso faz com que vários monitores exijam mais poder de processamento do que um único monitor. No entanto, mesmo computadores mais antigos podem usar um monitor adicional, embora possa haver alguma lentidão.
Concluímos o artigo de hoje. Como você pode ver, usar várias telas é algo muito simples que qualquer pessoa pode fazer. As vantagens são várias, pois permitem ter uma experiência muito mais completa ao distribuir as tarefas e atenção de forma mais eficiente.
Deixe um comentário
Conteúdo Relacionado