TV 4K vs. 8K: quais são as diferenças?
Nos últimos 20 anos, aproximadamente, a tecnologia das televisões evoluiu rapidamente: designs modernos, dispositivos inteligentes e uma qualidade de imagem incomparável têm conquistado cada vez mais espaço nas salas de estar de cada casa.
Além de alguma função específica e do tamanho, ao procurar uma televisão, a qualidade da imagem é priorizada. O Full HD primeiro, o 4K depois e o novo 8K têm evoluído até atingir imagens virtuais com um nível de realismo surpreendente.
Agora, qual é a diferença entre a TV 4K e 8K? Embora ambos ofereçam imagens de excelente qualidade, a verdade é que existem algumas características que diferenciam um do outro.
Vamos conhecer um pouco mais sobre essas TVs e, se você está pensando em adquirir uma nova, quais aspectos levar em consideração para fazer uma escolha melhor.
O que significa quando dizemos 4K ou 8K?
Ao falar de 4K ou 8K, estamos nos referindo à quantidade de pixels que compõem a tela da TV. Cada pixel define o brilho e a cor e, somados ao restante, possibilitam uma imagem melhor. Ou seja, quanto mais pixels a TV tiver, a imagem será mais nítida e detalhada.
No caso das TVs 4K, a resolução é de 3.840 x 2.160 pixels, totalizando aproximadamente 8,3 milhões de pixels.
A diferença neste aspecto com as TVs 8K é abismal, já que estas têm uma resolução de 7.680 x 4.320 pixels, o que dá um número superior a 33 milhões de pixels.
Embora as TVs 4K ofereçam uma imagem de alta qualidade, a diferença de quase quatro vezes mais a favor das TVs 8K faz uma diferença muito notável.
Quais são as vantagens e desvantagens de uma TV 8K?
Continuando com o ponto anterior, está claro que a qualidade da imagem é a principal vantagem de uma TV 8K em relação aos modelos de 4K.
Em modelos grandes, como por exemplo, aqueles que excedem 65 polegadas, essa diferença costuma ser mais notável e proporciona uma experiência muito única aos usuários.
Outra vantagem dessas TVs é a sua escala superior. Isso significa que elas possuem processadores de imagem muito avançados que maximizam a qualidade da imagem daqueles conteúdos que chegam com resolução inferior, como 4K ou Full HD. Assim, mesmo que os conteúdos não sejam nativos em 8K, a TV os processará de tal forma que se aproximem o máximo possível do topo da qualidade.
Por outro lado, olhando para o lado negativo, é verdade que ainda são limitados os conteúdos originais em 8K, por isso a oferta é limitada e é um aspecto que pode ser considerado um contra para aqueles que desejam desfrutar de séries, filmes ou programas de TV neste formato.
Da mesma forma, por ser composto por uma tecnologia avançada e seu comércio ser muito recente, é verdade que as TVs 8K têm um preço um pouco mais alto que seus antecessores.
Quais são as vantagens e desvantagens de uma TV 4K?
Retomando o ponto anterior relacionado ao preço, é verdade que, com o lançamento de uma tecnologia superior, hoje em dia é possível conseguir TVs 4K por um valor mais acessível do que algum tempo atrás, obtendo uma excelente relação entre o preço a pagar e a sua qualidade.
Por sua vez, sem ter a excelência que oferece uma TV 8K, é claro que as TVs com resolução 4K não oferecem uma imagem de má qualidade: muito pelo contrário, possuem brilho, cores, nitidez, contrastes e um nível de detalhe incrível, até mesmo superior às TVs Full HD.
A favor das TVs 4K, por já estarem há algum tempo no mercado, existe uma maior variedade de conteúdos desenvolvidos para este suporte: filmes, séries, programas ao vivo e streaming vêm com esta resolução de imagem.
O que devo considerar ao escolher uma TV?
Já marcamos as diferenças, vantagens e desvantagens entre as TVs 8K e 4K. Levando em conta esses aspectos, vamos revisar algumas questões a considerar para fazer uma escolha mais acertada.
Orçamento
Embora pareça óbvio, a primeira coisa a considerar é quanto você deseja investir em sua próxima TV. Dissemos que as TVs 4K são uma excelente opção em termos de preço e qualidade, embora se você tiver dinheiro suficiente e estiver procurando o mais inovador do mercado, não hesite em optar por uma TV 8K.
Nesse sentido, também é bom entender que uma TV 8K terá um tempo de amortização maior que as 4K que, à medida que a tecnologia avança, ficarão obsoletas.
Tamanho
Este ponto está ligado, por um lado, ao espaço que você tem para colocar a TV e, por outro, às próprias características do dispositivo.
Se possível, para aproveitar ao máximo suas características, é recomendável optar por TVs com 65 polegadas ou mais para poder aproveitar ao máximo a qualidade e nitidez de sua imagem.
Conectividade
Se você não tiver uma conexão de internet suficientemente estável, provavelmente terá problemas para reproduzir conteúdos em 8K, então uma TV 4K seria uma opção melhor.
Durabilidade
Como mencionado anteriormente, leve em consideração a frequência com que você troca a TV. Se você costuma renová-la rapidamente, não seria ruim optar por uma 4K, mesmo correndo o risco de ficar obsoleta em um curto período de tempo.
Por outro lado, se você troca de TV muito raramente, é melhor optar por uma 8K que permitirá que você tenha uma tecnologia superior e mais atualizações de sistema por mais tempo.
Conclusões
Como toda nova tecnologia, é verdade que as TVs 8K têm vantagem sobre as TVs 4K: uma imagem melhor e uma maior projeção no tempo são pontos a seu favor.
Desde que o fator econômico não seja um problema, sem dúvida as TVs 8K são a melhor opção para aqueles que gostam de aproveitar ao máximo a tecnologia e assistir TV com um realismo único.
Deixe um comentário
Conteúdo Relacionado