OLED, QLED ou NanoCell: comparação de tecnologias
Celulares, televisores, tablets: nossa vida está repleta de telas. No entanto, nem todas são iguais: quais são as opções disponíveis no mercado?
Qual é a melhor tecnologia para o uso que você faz? Neste guia, propomos um passeio por alguns dos principais tipos de telas: OLED, QLED e NanoCell.
Tecnologias diferentes, funcionamentos diferentes: OLED, QLED e NanoCell
Quais são as diferenças entre TV OLED, QLED e NanoCell?
As diferentes telas variam em como operam e que tipo de iluminação oferecem. Além das tradicionais LCD (Display de Cristal Líquido) e LED (Diodo Emissor de Luz), alguns dos tipos que você pode encontrar são:
OLED
Sigla que significa “Diodo Emissor de Luz Orgânico” e indica que destina um diodo para iluminar cada pixel, o que garante uma qualidade de alta gama.
Este tipo de tela se destaca por conseguir oferecer um “preto puro” e por funcionar com um sistema de retroiluminação, portanto, não precisam de uma fonte de iluminação externa. Graças a isso, os modelos com este tipo de tecnologia podem ser muito finos.
A tecnologia AMOLED (“Diodo Emissor de Luz Orgânico de Matriz Ativa”) às vezes também é incluída neste categoria, pois funcionam de maneira semelhante às OLED.
O que as diferencia é que estas telas iluminam o pixel apenas quando este é ativado eletronicamente, o que resulta em um menor consumo eletrônico.
QLED
Assim como as televisões OLED, são melhorias do sistema LED, aquele que permitiu alcançar a resolução Ultra HD. Seu nome significa “Diodo Emissor de Luz de Pontos Quânticos”, o que se refere ao seu tipo de funcionamento, no qual cada pixel tem sua própria fonte de iluminação externa e individual. Esta fonte é sustentada em nanocristais que emitem luz.
Se comparadas com as OLED, as telas QLED se destacam pela sua superioridade em brilho e em atingir tamanhos de maior quantidade de polegadas. Isso não afeta o consumo de energia, que é menor quando comparado a outras tecnologias. Além disso, seu tempo de resposta é maior.
NanoCell
As telas deste tipo são compostas, como o nome indica, por nanopartículas do tamanho de um nanômetro. Esses elementos conseguem filtrar as cores para conseguir uma aparência mais realista, pois conseguem evitar a sobresaturação e a desaturação. Além disso, permitem que as cores permaneçam, independentemente do ângulo de visão do espectador.
Diferenças entre QLED e 4K
Como mencionamos, uma televisão QLED usa uma tecnologia de pontos quânticos, o que faz com que a qualidade da imagem seja melhor e possa emitir cores mais brilhantes. Graças a isso, a gama de cores é mais ampla e é reproduzida com grande fidelidade, tornando as imagens mais realistas.
O que é chamado de televisão 4K? Aquela que tem uma resolução ultra alta. Seu nome vem de ter quatro vezes mais resolução que os Full HD, alcançando imagens mais nítidas e detalhadas.
Sua enorme quantidade de pixels faz com que eles possam cobrir telas de grande tamanho sem perder resolução. É por isso que está padronizado para modelos acima de 50 polegadas.
O que é melhor: uma televisão QLED ou uma 4K?
Portanto, o nome 4K refere-se à resolução, enquanto que QLED está relacionado com a tecnologia de funcionamento.
Outras diferenças incluem:
Tecnologia
Por um lado, os televisores QLED compartilham muitas características com os televisores LED, mas com melhorias. Por outro lado, ao falar de televisores 4K, o foco está na resolução da tela.
Qualidade da imagem
Além do foco na tecnologia, os televisores QLED e 4K podem ser comparados de acordo com a qualidade da imagem. Assim, enquanto os televisores QLED se caracterizam por uma grande qualidade de imagem, marcada pela reprodução precisa e variada de cores e um alto brilho, os televisores 4K estão focados na nitidez da resolução, mesmo em grandes tamanhos de tela.
Assim, os televisores QLED são ideais para ambientes iluminados e os televisores 4K são perfeitos para aqueles espectadores que valorizam os detalhes e a resolução.
No entanto, os televisores 4K, especialmente em seus modelos mais acessíveis, não apresentam uma qualidade de cor e brilho tão superior quanto aquelas dos televisores QLED.
Uso
Os televisores QLED são perfeitos para aqueles que gostam de uma experiência imersiva ao assistir filmes ou assistir jogos na TV, pois conseguem cores vibrantes e um brilho notável de vários ângulos de visão.
Graças a isso, eles alcançam imagens realistas. Eles são os mais escolhidos por aqueles que têm espaços bem iluminados, como quartos com luz natural. No entanto, eles não são muito recomendados para espaços escuros, já que não conseguem negros tão profundos quanto tecnologias como as OLED.
Por outro lado, os televisores 4K compartilham muitos dos usos dos televisores QLED, pois podem ser usados para assistir conteúdo multimídia, jogar ou usá-los como monitor de computador. Eles se caracterizam pelo seu grau de detalhe, independentemente do tamanho em que podem ser encontrados: essa variedade os torna ideais para se adaptarem a diferentes ambientes.
O que considerar na hora de comprar?
O que tipo de televisor é o melhor? O que considerar para conseguir o efeito “cinema em casa”? Alguns fatores são:
Qualidade do som
Neste aspecto, deve-se considerar se a TV possui tecnologia Dolby Atmos. Alguns, até mesmo, incorporam um subwoofer, o que ajuda na reprodução de sons graves.
Sistema operacional
Desde o Tizen da Samsung até o WebOS da LG, sem esquecer a Android TV da Sony, os sistemas operacionais são particularmente importantes quando.
Deixe um comentário
Conteúdo Relacionado