Esteira ou bicicleta: qual é o melhor equipamento para emagrecer e perder barriga?

Valoración: 4.8 (27 votos)
Esteira ou bicicleta

Nos últimos anos, o cuidado com a estética e a saúde escalou. Entre os interesses de todas as pessoas. E se equiparou entre homens e mulheres. Algo que era impensável algum tempo atrás. Considerando que o tema atraía muito mais o gênero feminino do que o masculino.

Como todas as outras, esta tendência saudável se reflete nos consumos. Nas vendas. Os produtos de cosmética, a indumentária esportiva e o equipamento para fazer exercício. Estão entre os primeiros lugares do consumo massivo. Tanto próprio como para. Porque homens e mulheres de todas as idades se preocupam cada vez mais com o seu corpo.

Querem se ver e se sentir bem. Tanto no sentido estético quanto no que se refere à saúde. Buscam manter-se jovens e em forma. E nessa busca encontram dilemas. Como que creme comprar para reduzir as rugas. E se lhes convém correr em uma esteira ou pedalar em uma bicicleta fixa para perder peso mais facilmente.

Tentaremos fornecer as informações necessárias para esclarecer algumas dúvidas. Sobre os benefícios de realizar exercício cardiovascular. Do equipamento de fitness mais indicado para emagrecer. E das vantagens e desvantagens que a esteira e a bicicleta apresentam. Para perder barriga e desfrutar de um corpo esbelto e saudável.

Os benefícios do “cardio”

Tanto a bicicleta, convencional ou estática, quanto a esteira servem para realizar o que se chama exercício cardiovascular. Comumente conhecido como “cardio”, refere-se a toda atividade física que consiga aumentar o ritmo cardíaco. E a velocidade da respiração. De tal forma que o coração e os pulmões tenham a possibilidade de enviar oxigênio aos músculos que estão se exercitando.

Esteira

São esses exercícios em que nos agitamos e transpiramos. E que proporcionam múltiplos benefícios a nível corporal. Em primeiro lugar, está comprovado pela medicina que reduzem significativamente as probabilidades de apresentar doenças cardíacas. Algumas pesquisas inclusive indicam que também melhoram a saúde mental e a destreza cognitiva.

Por este motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha a realização de exercício cardiovascular periodicamente. Se for de intensidade moderada, pelo menos 150 minutos por semana. Se falamos de alta intensidade, seriam suficientes cerca de 75 minutos semanais.

Em segundo lugar, este tipo de exercício ajuda a emagrecer. As pessoas com sobrepeso tentam praticá-los. Seja por indicação médica, para melhorar sua saúde. Ou por questões estéticas, para se verem melhor.

Agora, o treino cardio pode estar associado a um esporte. À prática de futebol ou basquete, por exemplo. E também ao andar de bicicleta ou correr em uma esteira. Vamos ver quais são as similaridades e diferenças entre estas últimas máquinas para treinar.

Prós e contras da esteira e da bicicleta ergométrica

A esteira

Correr na esteira proporciona melhores resultados do que pedalar em uma bicicleta. Enquanto corremos, utilizamos uma maior quantidade de músculos. E isso faz aumentar mais a nossa frequência cardíaca. E que gastamos mais energia ou calorias. Necessário para conseguir perder barriga como muitos usuários buscam.

Por outro lado, correr em uma esteira fixa nos obriga a suportar nosso próprio peso. Então, enquanto corremos também estamos fortalecendo nossos ossos. Este benefício é muito importante em pessoas de idade avançada. Uma vez que ao envelhecer aumenta o risco de sofrer doenças ósseas. Que afetam a densidade dos ossos e os enfraquecem. Como a osteopenia e a osteoporose.

Além dessas vantagens, correr na esteira não é recomendável para algumas pessoas. Por exemplo, para aquelas que apresentam doenças articulares como a artrose. Já que suportar o peso do próprio corpo durante o exercício pode agravar o quadro e a dor. Como desvantagem, pode-se mencionar o fato de que ocupa mais espaço do que uma bicicleta. E exige uma maior manutenção.

A bicicleta

A bicicleta também é apropriada para realizar exercício cardiovascular. E oferece muitos benefícios para a saúde. Mas, por não nos obrigar a suportar nosso próprio peso, não colabora com a manutenção dos ossos. Na medida em que o correr faz. Mas como contrapartida, permite bons resultados cardiovasculares sem exigir as articulações. Razão pela qual pedalar é indicado para pessoas com doenças nelas.

Na hora de pedalar é importante levar em conta algumas recomendações. Para estarmos confortáveis e não provocarmos lesões. A altura do assento é fundamental. Para que os joelhos possam manter uma leve flexão quando o pedal está no final do percurso.

Então, esteira ou bicicleta?

Como sempre, antes de começar uma atividade é fundamental fazer uma consulta médica. O profissional de saúde avaliará nosso estado físico. Poderá confirmar ou descartar a presença de alguma dificuldade ou impedimento para realizar determinados exercícios. E nos aconselhará sobre o que é melhor para nós.

Se estivermos em perfeito estado de saúde, poderemos optar por esteira ou bicicleta indistintamente. Ou combinar ambas. Mas, como vimos, se tivermos alguma doença nas articulações, provavelmente nos recomendarão evitar a esteira e optar por pedalar.

Como escolhê-las?

Em ambos os casos, é fundamental avaliar nosso orçamento. E o espaço físico onde vamos colocá-la. Com base nisso, optaremos pelo tamanho adequado.

Esteira

  • Se vamos usá-la somente para caminhar, não é necessário que tenha um motor muito potente nem programas sofisticados. Podemos encontrar um equipamento barato e adequado à nossa necessidade.
  • Se vamos correr nela, deve suportar esse tipo de treino e exigência. Com um motor mais potente e algum programa que nos ajude na rotina. Provavelmente será um pouco mais cara.
  • Existem manuais e elétricas. As primeiras são mais econômicas porque somos nós que exercemos a força para movê-las. Mas as segundas são mais recomendáveis, por sua eficiência.
  • Devemos prestar atenção ao peso que é capaz de suportar, indicado nas características.
  • Algumas possuem um console básico que indica velocidade, distância percorrida e calorias gastas. Outras, com sofisticadas telas touch que fornecem mais informações. Escolher uma ou outra dependerá de nossa preferência, necessidade e uso.

Bicicleta

  • Da frequência e intensidade do treino dependerá quão resistente e potente deve ser. Isso também influenciará o valor.
  • É importante que tenha um volante de inércia suficientemente pesado. Capaz de manter a bicicleta estável enquanto pedalamos. E possamos fazê-lo com constância e fluidez.
  • Deve ter um bom sistema de pedalada para que o exercício possa ser suave e confortável.
  • Pode ter resistência por fricção ou magnética. As primeiras costumam ser mais baratas. A segunda é mais silenciosa e quase não precisa de manutenção.
  • Assim como as esteiras, as bicicletas podem ter consoles de controle mais ou menos modernos e completos. Para monitorar e informar sobre o treino. Velocidade, nível de resistência, percurso percorrido, calorias.
Fernandes Juliana

Fernandes Juliana

Juliana Fernandes é uma jornalista apaixonada por tecnologia, com um entusiasmo contagiante por inovações digitais. Com raízes no Brasil, ela combina sua paixão pelo jornalismo com um amor profundo pelo mundo tech.

Conteúdo Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your score: Useful

Go up