Qual é o melhor tablet ou telefone celular?
Hoje em dia, as diferenças entre computadores, tablets e celulares estão se tornando cada vez menos perceptíveis. Todos eles desempenham funções semelhantes e, em alguns casos, poderíamos até dizer que são idênticos. Por esse motivo, comprar ou substituir qualquer um deles é uma tarefa difícil.
É uma questão de paciência e de avaliar o que está sendo oferecido para atender às nossas necessidades. Conhecer as características específicas de cada um deles nos ajudará a tomar uma decisão.
Tablet ou telefone celular?
As diferenças mais notáveis entre os dois são o tamanho, a conectividade e a autonomia, pois eles compartilham funções. É o uso que vamos dar a ele, somado ao orçamento disponível, que finalmente inclina a balança para um dos lados.
Telefones celulares
Os smartphones ainda são a melhor opção para comunicação, pois é possível receber mensagens imediatamente. Suas câmeras frontais e traseiras são muito completas e nos permitem obter imagens realmente incríveis, com as quais também podemos conversar.
Tablets
Há alguns anos, se pensava que o uso de um tablet era apenas para entretenimento, mas os avanços tecnológicos vêm demonstrando o contrário. Hoje, é possível adicionar um teclado para ser usado como um computador, uma tendência que está se tornando cada vez mais popular, especialmente entre os estudantes.
Guia para escolher um celular ou tablet
É importante prestar atenção às dicas e diferenças e semelhanças entre as duas possibilidades de compra.
Comparação de tamanho e portabilidade
Os celulares, por serem menores (entre 5 e 6 polegadas) do que os tablets (tamanho médio de 10 a 16 polegadas), oferecem melhor portabilidade. Eles podem até ser carregados confortavelmente na mão.
As telas dos tablets, por outro lado, são significativamente maiores do que as dos celulares, o que os torna ideais para assistir a filmes e séries com total clareza. Entretanto, sua portabilidade também é viável.
Telas
O tamanho influencia a qualidade das imagens transmitidas pelos painéis. A grande maioria dos tablets tem telas de alta definição (HD), que têm entre 1280 e 720 pixels na faixa intermediária e entre 1900 e 1080 pixels nos dispositivos de ponta, o que é comparável aos smartphones, que têm resolução de 1920 por 1080 pixels e reproduzem imagens claras e nítidas.
Alto-falantes
Especialmente no caso dos tablets, esse é um detalhe importante. A maioria tem entre 2 e 4 alto-falantes com som de qualidade estéreo, especialmente para um bom som em filmes e séries; um telefone celular, por outro lado, é equipado com um ou dois alto-falantes.
Potência
Para falar sobre a potência, é necessário fazer referência ao alcance de cada dispositivo e ao modelo de processador com o qual cada um está equipado. Atualmente, os celulares e tablets da mesma faixa são bastante parecidos, e você pode trabalhar confortavelmente com um ou outro.
Processador
O processador é responsável por fornecer a velocidade de ação tanto para tablets quanto para smartphones. O ideal é que os tablets tenham um processador de 4 núcleos, que, combinado com uma memória de 3 GB, permite que eles trabalhem com facilidade.
Os celulares, dependendo da linha, vêm com processadores que variam de 2 a 8 núcleos; e os mais avançados, como o modelo Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, têm uma alta velocidade de trabalho.
Armazenamento
Os smartphones de baixo custo tendem a ter uma capacidade entre 16 e 32 GB; os tablets da mesma faixa têm uma capacidade entre 32 e 64 GB.
As versões de 128 GB são encontradas em celulares de ponta, enquanto os tablets dessa faixa podem chegar a 512 GB.
Conectividade
Por terem sido criados especialmente para a comunicação, os smartphones têm todas as opções conhecidas, sendo as mais comuns WiFi, 4G e Bluetooth. Os tablets, por outro lado, podem acessar WiFi e Bluetooth com a possibilidade de inserir um cartão SIM para conectividade 4G.
Autonomia
Antes de comprar um celular ou tablet, é fundamental saber quanto tempo duram as baterias, pois, embora ambos consumam conteúdo semelhante, não têm o mesmo impacto. O celular está em uso constante e devemos estar atentos a esse detalhe que pode nos deixar mudos no meio de uma conversa.
Poderíamos dizer que as baterias são o ponto fraco dos celulares e que os tablets não têm esse inconveniente. A duração da bateria dos telefones varia de acordo com o uso; por exemplo, os celulares de última geração podem durar consideravelmente mais, embora a marca normal seja de aproximadamente 8 horas de uso ininterrupto.
Os tablets, por outro lado, podem durar entre 6 e 12 horas ininterruptas, pois, devido ao seu tamanho, as baterias duram mais e o trabalho intenso e a exibição de filmes podem ser feitos sem interrupção.
Vídeo e fotografia
As câmeras dos tablets costumam ter resoluções entre 8 e 16 megapixels, que, embora permitam imagens excelentes, nunca se equiparam às imagens impressionantes que podem ser obtidas com as câmeras dos smartphones, que são mais bem equipadas (de 12 a 15 megapixels), com sensores de qualidade e várias lentes para imagens realmente impressionantes.
Embora o smartphone ainda seja o dispositivo mais usado para videochamadas ou para participar de videoconferências, os tablets são os mais populares quando se trata de chamadas via Zoom ou outras plataformas, devido ao tamanho da imagem que proporcionam e também porque a forma como estão posicionados permite que você deixe as mãos livres para fazer anotações.
Caneta stylus
A incorporação da caneta stylus em alguns modelos de tablets foi um verdadeiro achado e se tornou uma ferramenta maravilhosa para desenhar como se estivesse em um papel e escrever como se estivesse em frente a um bloco de notas durante aulas e conferências online.
A exceção, nesse caso, é o novo modelo de celular IPhone Procreate, que também permite fazer anotações e desenhar.
Videogames
Para jogos, tanto um celular quanto um tablet são altamente capazes, mas a melhor opção é o dispositivo com o chip mais potente. O Samsung Galaxy S23 e o Samsung Galaxy Tab S9 são exemplos claros disso, pois possuem o processador Snapdragon 8 Gen 2, que, juntamente com telas de alta qualidade e bateria de longa duração, prometem experiências incríveis.
Benefícios dos tablets e telefones celulares
Cada um tem seus próprios benefícios exclusivos. Ambos podem ser usados para lazer, comunicação, estudo e trabalho.
Benefícios de ter um tablet
Para estudo, entretenimento, leitura e trabalho, sem dúvida, o tablet é nosso melhor aliado. Devido ao seu tamanho, ele nos permite preparar relatórios e realizar muito mais tarefas se incorporarmos um teclado. Para trabalho de escritório, navegação e produtividade, eles parecem ser o dispositivo mais adequado.
Para as crianças, sem dúvida, é ideal, pois elas podem usá-lo facilmente para jogos interativos e trabalhos escolares com a possibilidade de um controle parental que garanta segurança e proteção no caso de acesso à Internet.
Benefícios de um telefone celular
Com um smartphone, nós nos comunicamos imediatamente, a conectividade é contínua e ele pode ser levado para qualquer lugar a qualquer momento. Suas funções adicionais são excelentes e nos permitem otimizar as tarefas e economizar tempo.
Antes de comprar
Na hora de comprar, não devemos nos deixar levar apenas por esse fato, já que os tablets são geralmente mais baratos que os telefones celulares com especificações técnicas semelhantes; mas conhecer os dispositivos ajuda a tomar a decisão certa.
Não nos esqueçamos de que a tecnologia está avançando a passos largos e que poderemos nos comunicar e trabalhar cada vez melhor; por esse motivo, devemos prestar atenção especial à vida útil de nossos dispositivos e à possibilidade de adicionar acessórios que completem e aumentem sua capacidade de trabalho.
Conclusão
A compra de um celular ou tablet é uma decisão totalmente pessoal que depende do uso que fazemos dele e das necessidades que temos.
Podemos ter um excelente celular e optar por comprar um tablet para complementar suas funções; podemos escolher um tablet que cumpra várias funções; podemos adicionar um teclado para usá-lo como substituto de um computador e ainda podemos ter um smartphone de gama média ou baixa.
Qualquer que seja a escolha, ela sempre será a correta, pois teremos feito uma escolha com base em nossas ocupações e hábitos.
Deixe um comentário
Conteúdo Relacionado