Qual é melhor: PlayStation 4 ou Xbox Series S?
Comparar consoles de videogames é um hábito comum entre os gamers. A nostalgia, as características técnicas, o que representou para a indústria no momento de seu lançamento, são alguns dos aspectos pelos quais alguns se apoiam para defender sua preferência acima das outras.
Nesse sentido, muitos comparam o PlayStation 4 com o Xbox Series S. Embora sejam dois consoles lançados com anos de diferença e, portanto, de gerações diferentes, cada um tem características que o tornam especial e mais preferido por muitos fãs.
A seguir, faremos uma breve revisão da história de cada console, com suas respectivas características e as vantagens e desvantagens de um sobre o outro.
PlayStation 4
A Sony lançou no mercado sua quarta edição do PlayStation em novembro de 2013. Com uma melhoria significativa nos gráficos graças a um processador CPU AMD Jaguar de 8 núcleos a 1.6 GHz e um GPU AMD GCN com 1.84 teraflops, apoiados em 8 gigabytes GDDR5 de RAM, o PlayStation 4 foi um elemento fundamental da oitava geração de consoles que levou a outro nível.
O desenvolvimento de jogos exclusivos e, principalmente, a possibilidade de compartilhar as experiências de jogo com conhecidos através das redes sociais, até mesmo com transmissões ao vivo, são também alguns dos motivos do sucesso que o PlayStation 4 teve desde seu lançamento.
Xbox Series S
O Xbox Series S desenvolvido pela Microsoft já faz parte dos consoles considerados da nona geração.
Sua apresentação foi em 2020 e sua popularidade cresceu devido ao seu preço mais baixo em comparação aos demais consoles de sua geração.
Entre as melhorias que este console introduziu, vale destacar a incorporação de um SSD que reduz consideravelmente os tempos de carregamento, uma maior taxa de atualização para rodar os jogos com mais fluidez e sem o risco de haver microcortes e a possibilidade de alternar entre jogos sem perder o progresso graças à sua tecnologia Quick Resume.
Com um processador CPU AMD Zen 2 personalizado de 8 núcleos a 3.6 GHz, um GPU AMD RDNA 2 com 4 teraflops e 10 gigabytes GDDR6 de RAM, a qualidade gráfica e a potência computacional deste console representaram um avanço incrível em relação a seus antecessores, alcançando experiências de jogo com um nível de realismo que surpreende.
Prós e contras do PlayStation 4 e do Xbox Series S
Embora a comparação possa parecer irrelevante levando em conta que há muitos anos de diferença entre o lançamento de um e outro console, com todos os avanços tecnológicos que ocorreram durante esse tempo, existem motivos e características que os igualam para os fãs e são motivo de preferir um sobre o outro.
Um dos motivos pelos quais muitos optam pelo PlayStation 4 é a possibilidade de jogar títulos exclusivos como God of War ou The last of us Part 2 que são altamente reconhecidos e oferecem uma experiência única para seus jogadores.
Além disso, a conectividade social do PlayStation 4 continua sendo de vanguarda, permitindo aos usuários jogar online e estar conectado a todo momento compartilhando suas experiências.
Agora, claramente em relação ao desempenho gráfico, o Xbox Series S está acima do que o PlayStation 4 oferece. O nível de realismo alcançado por esta geração de consoles representa um salto enorme em comparação com a geração anterior.
Vale destacar que, embora o Xbox Series S tenha um SSD que oferece uma velocidade de carregamento maior em comparação ao HDD disponível no PlayStation 4, a Microsoft equipou-o apenas com 512 gigabytes, o que pode ser pequeno considerando que os jogos cada vez exigem mais capacidade de armazenamento.
Ainda mais se levarmos em conta que o Xbox Series S tem uma ampla retrocompatibilidade com seus consoles anteriores e acesso a uma extensa biblioteca de títulos através do Xbox Game Pass. Neste aspecto, tem uma vantagem sobre o PlayStation 4, já que este console não permite rodar jogos do PlayStation 3, por exemplo.
Retornando à questão do armazenamento, vale destacar que o Xbox Series S só disponibiliza jogos digitais. Isso, além de ser uma limitação pela quantidade de jogos que o usuário pode ter ao mesmo tempo, também vai contra os mais tradicionalistas que preferem os discos físicos.
Por último, embora não seja uma comparação propriamente entre os consoles, é verdade que levando em conta o ano de seu lançamento, o Xbox Series S não conta com suporte nativo de resolução 4K e perdeu uma grande oportunidade de ter uma vantagem sobre o PlayStation.
Considerações finais
Como pode ser visto, há aspectos onde o Xbox Series S se destaca sobre o PlayStation 4 e outros onde o console da Sony parece ter alguma vantagem sobre o da Microsoft.
Para aqueles usuários que buscam uma experiência de jogo avançada, com um realismo fascinante e a um valor extremamente competitivo em relação preço-qualidade, o Xbox Series S é uma ótima opção.
Por outro lado, para aqueles que desejam jogar títulos cativantes e exclusivos, o PlayStation 4 se apresenta como uma melhor opção.
Em resumo, posicionar um console acima do outro é uma tarefa extremamente complexa, pois são os gostos e preferências dos usuários que, de maneira subjetiva, determinam qual deles parece melhor.
Deixe um comentário
Conteúdo Relacionado